quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Aproveite o Carnaval com segurança




Dicas para aproveitar o Carnaval com segurança


O Carnaval está próximo e milhares de foliões já se preparam para brincar em blocos de rua, ensaios de escolas de samba e trios elétricos. Mas, para não deixar a alegria de lado depois que a folia acabar, são necessários alguns cuidados com a saúde que ajudam a garantir um feriado sem lembranças desagradáveis. 


Suor e desidratação
A temperatura sobe ainda mais durante as festas. É normal que os foliões tenham um aumento do gasto energético e o corpo perde muita água e sais minerais pelo suor. Por isso, uma boa dica é levar sempre consigo uma garrafinha de água. Sucos naturais, água de coco e isotônicos também são ótimas opções para repor o líquido perdido. E para quem consome bebidas alcoólicas, é preciso redobrar a atenção. A ingestão de álcool deve ser intercalada com uma dose bem servida de água, o que mantém a pessoa hidratada e ajuda a evitar a famosa ressaca.




Alimentação
Na maioria das cidades brasileiras, o Carnaval é comemorado 24 horas por dia. Com tantas opções, muita gente não faz intervalos regulares para realizar as refeições. O descuido pode gerar fraqueza e, junto com o desgaste físico, debilitar o organismo. Para quem não quer perder tempo, mas também não quer abrir mão da saúde, uma alternativa é caprichar no café da manhã. Uma refeição bem equilibrada e nutritiva, com proteínas, carboidratos, suco e leite antes da folia garante energia para o dia e também ajuda a evitar as consequências do consumo de álcool.




Segurança no sexo vai além da camisinha
Corpos à mostra, alegria em alta, em meio a tantos estímulos é difícil segurar a libido. Por isso, durante o Carnaval, aumenta o número de relações sexuais. Mas é importante lembrar, que o ideal é uso de dois métodos contraceptivos: a camisinha e a pílula anticoncepcional. Utilizando os dois métodos contraceptivos, a mulher terá uma dupla proteção, uma vez que previne a gravidez indesejada e a contaminação por doenças sexualmente transmissíveis (DST), como o tão comum HPV e o HIV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário